sábado, 22 de janeiro de 2011

Li isto num trabalho enquanto estava à procura de como as crianças interpretam as cores e, sem saber explicar exactamente porquê, estes trechos fizeram-me sorrir:

"Algumas crianças, além de pintar a folha com manchas e traços de cor, resolveram
expressar-se também através da inscrição de grandes letras ora no centro do
desenho ora preenchendo espaços que estavam mais vazios na folha. Essas letras,
ora formando apenas palavras, ora frases, foram sempre escritas no final da pintura.
A16*, ao observar a pintura de A19* refere:

-Fizeste essa pessoa do tamanho da árvore, achas que há alguém
assim tão grande?

A19, ao ouvir o comentário, dirigiu-se à paleta, pegou no pincel do copinho azul e
escreveu a palavra Mundo. Depois, pousou a cor azul e escolheu o laranja para
continuar a escrever. Com essa cor só pintou a palavra dos. Por fim, optou pelo
verde para terminar a legenda, escrevendo Gigantes."

"A4* optou pelo azul como cor principal do seu trabalho. Começou a pintar com esta
cor e passado algum tempo ainda continuava com a mesma, a preencher cerca de dois terços da folha. Perguntei-lhe o que estava a pintar com a cor azul e ela respondeu-me:

-É segredo, não digo a ninguém.

Sorri para ela com um ar amigável. Mas logo em seguida veio sussurrar-me ao ouvido:

 -É uma ilha!"


*Foi assim que a autora denominou as crianças envolvidas no projecto.

From  "INFLUÊNCIA DE ESTEREÓTIPOS CULTURAIS NAS OPÇÕES CROMÁTICAS DE CRIANÇAS AO NÍVEL DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"


Sem comentários:

Enviar um comentário